O GEI, Grupo Escoteiro Imarui, dentro de sua atuação tem como um dos principais e mais significativos projetos o “Escotismo na Periferia”, este caracterizado como inovação na atualidade, pois sua abordagem visa à prevenção e o resgate dos direitos e deveres infanto-juvenis, transformando o caráter e a personalidade por meio da educação não formal de forma gradativa e constante. A iniciativa do GEI, com o apoio e envolvimento da União dos Escoteiros do Brasil – Região Santa Catarina (UEB/SC) é valorizar o ser humano desde a sua infância, investindo em sua formação moral, religiosa, cívica e social. A intenção é proporcionar às crianças uma atividade que lhes permita desenvolver seus valores morais, aprendendo através da prática e exercício do companheirismo, do civismo, da fraternidade, do estudo e raciocínio, da tolerância, do espírito de equipe, do amor ao próximo e à natureza em um ambiente sadio que lhes entretenha, afastando-os do cooptação dos traficantes, da prostituição e dos criminosos.
As atividades do GEI – Grupo Escoteiro Imarui - são realizadas todos os sábados das 14h00minh às 17h00minh quando voltados ao aprendizado de técnicas escotistas, aos finais de semana completos ( sábado e domingos) quando em campo e, durante a semana em seu contra-turno escolar, com aulas de dança, música, judô oficina de bonecos e sala de informática equipada com 22 computadores, impressora, internet, televisão, vídeo, som e uma biblioteca, para aulas de informática, bem como o pátio para as aulas de Educação Física, Escolinha de Futebol, atividades artísticas e recreação, no período integral, das 07h15 min. às 11h45min, e das 13h15 min. as 17h30 min. de segunda à sexta feira, com cerca de 160 crianças inseridas no processo, todas previamente cadastradas como sendo carentes da comunidade do bairro Imarui, em sua sede própria construída com recursos e doações de membros e amigos.
O Projeto Escotismo na Periferia tem como objetivos contribuir para que as crianças e adolescentes assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente a formação do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades. E para o pleno desenvolvimento das pessoas que se encontram nessa fase da vida, é essencial que sejam fornecidas condições sociais adequadas à consecução dos direitos a elas inerentes, os quais permitirão que as premissas latentes possam florescer em suas condições físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, formando cidadãos em sua plenitude, atuantes e úteis em suas comunidades, aprendendo e aplicando assim, seus direitos e deveres como cidadãos.
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